ADESÃO ADESÃO
Clique aqui para conhecer as vantagens e os detalhes da parceria com a SB e fazer a sua adesão on-line. O processo é simples e rápido.

5 dicas para economizar com os presentes de fim de ano

Fim de ano chegando e com ele vem a correria para as festas. Não apenas isso, mas é também uma época na qual muitos de nós gostamos de dar um presentinho aqui e um mimo ali. Afinal de contas, essa é uma ótima maneira de mostrarmos que lembramos de uma pessoa, certo?

Apesar disso, ninguém quer encerrar o ano no vermelho ou, pior ainda, começar o próximo já repleto de contas para pagar. Então, se você deseja comprar presentes de fim de ano, é preciso ter muita consciência e agir com sabedoria.

Em outras palavras, é necessário economizar. Como? Confira nossas dicas a seguir:

1 – Defina um orçamento

Para começar, é necessário definir um orçamento para as compras. A fim de fazer isso, você primeiro precisa saber se tem dinheiro em conta para passar o mês de dezembro, celebrar as festas e ainda comprar os presentes.

Isso é possível a partir da análise do seu orçamento. Verificando-o você saberá quanto pode gastar para presentear as pessoas queridas. Agindo assim, você não corre o risco de gastar um dinheiro que não tem.

Então, na hora de definir a quantia destinada para as lembranças de fim de ano, analise o quanto de dinheiro você tem disponível no seu orçamento doméstico. Caso ainda não tenha um, este artigo vai ajudar: Como montar o seu orçamento e o da sua família?

2 – Faça uma lista

A lista é a melhor amiga de quem deseja economizar. Brincadeiras à parte, para poupar com os presentes de fim de ano é fundamental saber quem será presenteado, com o quê e qual o valor. É aí que entra a famosa lista!

Ela é importante por dois motivos. O primeiro é que ajudará você a manter o foco. O segundo é que, com a lista em mãos, você poderá analisar se não esqueceu de ninguém e/ou se tem pessoas a mais.

Como no fim do ano é bem normal nos empolgarmos e querermos comprar mimos para várias pessoas, o comum é a lista ficar maior do que deveria. Para garantir que ela esteja no tamanho certo para não causar problemas no seu bolso, faça o seguinte:

  • analise o orçamento definido para os presentes de fim de ano;
  • veja quantas pessoas estão na sua lista;
  • defina o presente para cada pessoa e o valor máximo que você gastará com cada uma;
  • volte para o orçamento e veja se os gastos estão dentro do previsto.

Caso a resposta seja negativa, você tem duas opções: reduzir o valor a ser gasto com os presentes ou cortar nomes da sua lista.

3 – Faça pesquisas de preço

Com o orçamento e a lista em mãos, a boa e velha pesquisa de preço não pode faltar se o objetivo é economizar.

O ideal é aproveitar as promoções que aparecem nessa época, mas independentemente de desconto ou não, é sempre bom comparar os preços entre os estabelecimentos comerciais físicos e virtuais.

Caso opte por comprar on-line, certifique-se de que o site é de confiança e verifique o preço do frete para saber se vale mesmo a pena.

4 – Use a criatividade

Se o orçamento estiver mais apertado, opte por usar a criatividade na hora de presentear. Por exemplo, se você tiver alguma habilidade manual, por que não aproveitar e criar um presente personalizado?

Outra ideia é fazer um bolo, chocolate ou docinhos, caso você goste de cozinhar. Ou, quem sabe, criar uma cesta com algumas guloseimas ou alguns petiscos.

Essas são apenas algumas opções, mas a mensagem que queremos deixar aqui é: você pode usar a sua criatividade e criar algo bem diferente (e com um toque especial). Com certeza, isso irá surpreender!

5 – Se puder, não parcele

Sabemos que isso pode ser difícil, mas caso seja possível, fuja das compras parceladas. A primeira razão para não optar por parcelar é que, normalmente, existem descontos para pagamentos à vista (e você pode economizar).

A segunda tem mais a ver com o planejamento financeiro. Lembre-se que a conta de empurrar com a barriga sempre chega. Dito de outra maneira, quem faz parcelamentos em dezembro já começa o ano endividado e compromete as compras futuras.

O que você achou das nossas dicas? Esperamos que elas ajudem você a economizar nos presentes de fim de ano. Para mais conteúdos como este, fique sempre ligado nesta seção do nosso site!