ADESÃO ADESÃO
Clique aqui para conhecer as vantagens e os detalhes da parceria com a SB e fazer a sua adesão on-line. O processo é simples e rápido.

Armadilhas da Black Friday: veja como se proteger

A Black Friday é uma data conhecida por seus descontos e, por isso, muitas pessoas a esperam com uma certa expectativa. Às vezes, a expectativa é tanta que acabamos nos descuidando e caímos em algumas armadilhas já conhecidas.

Para garantir que você aproveite as promoções da melhor maneira possível, separamos quatro pontos de atenção para você ficar de olho. Confira:

1 – “Descontos imperdíveis” e “tudo com 50%”

A Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro. Mas hoje em dia, já é bem comum termos o “esquenta Black Friday”, com promoções sendo anunciadas no início do mês ou no começo da semana em que a data é comemorada.

Muitos anúncios, mensagens e cartazes em lojas trazem os termos “descontos imperdíveis” ou “tudo com 50%”. Em um primeiro momento isso pode ser muito tentador, mas, será que o desconto é tão bom assim?

O ideal é fazer um monitoramento dos preços alguns meses antes da Black Friday. Caso você não tenha feito isso, existe uma maneira muito boa para saber se os descontos são mesmo bons. Entidades como o Procon costumam observar as mudanças de preços ocorridas durante o período.

Procure se informar se na sua cidade isso também é feito. Outra armadilha também relacionada às promoções é o famoso “50% de desconto”, por exemplo. Geralmente, lojas físicas colocam um anúncio na vitrine para atrair a atenção dos consumidores. O problema é que muitas pessoas deixam de enxergar as letras menores que dizem “somente peças selecionadas”.

Por isso, sempre que tiver dúvidas sobre o que está na promoção ou não, pergunte.

2 – Fraudes e golpes

Infelizmente, os golpes estão cada vez mais frequentes e durante a Black Friday o risco aumenta. Os golpistas sabem que as pessoas estão à procura das melhores ofertas e utilizam isso para agir.

Eles atuam de várias maneiras, sendo que uma das mais comuns na Black Friday é criar descontos falsos para atrair as pessoas. Na maioria das vezes, eles enviam links por WhatsApp ou e-mail com o objetivo de furtar dados do usuário.

A fim de evitar essa armadilha, compre apenas em lojas confiáveis e não clique em nenhum link enviado por aplicativos de mensagens. Caso tenha interesse em um produto de um site que você não conhece, faça uma pesquisa antes.

Verifique as redes sociais para ver os comentários das pessoas. Se tiver qualquer dúvida, não arrisque. É melhor perder uma promoção do que cair em um golpe e perder dinheiro (e ter os dados bancários furtados).

3 – Juros e preço do frete

Outra armadilha comum na Black Friday é o desconto atrelado à forma de pagamento. Por exemplo, um estabelecimento pode definir que a promoção vale para quem pagar por Pix.

Caso opte por pagar em parcelas, veja se precisará pagar juros ou se o preço final realmente tem desconto. As lojas virtuais costumam informar quanto fica o preço final no caso do pagamento parcelado, mas é sempre bom conferir.

Se você perceber que o produto não tem desconto ou que a promoção não fica tão boa assim para pagamentos no cartão de crédito ou em parcelas, é melhor esperar um outro momento para comprar.

Ainda sobre o preço final, nas compras on-line é importante verificar se o valor do frete está incluso. Se você tiver que pagar uma taxa de entrega, veja se o valor vale mesmo a pena.

4 – Iscas para comprar mais

Sabe quando você entra em uma loja para comprar um produto, mas sai com uma sacola com três itens? Como na Black Friday estamos na grande maioria com o modo “comprador” ativado, as lojas aproveitam disso e fazem de tudo para que a sacola de compras fique a mais cheia possível.

Isso vale tanto para lojas físicas quanto on-line, embora no ambiente digital a tentação seja maior. Uma estratégia bastante adotada é conhecida como “cross selling”. O nome pode ser um pouco complicado, mas você já deve ter se deparado com essa ação.

Sabe quando você está em um e-commerce, coloca um produto no seu carrinho de compras e aparece uma frase do tipo: “clientes que compraram esse produto também compraram isso”? Essa é uma maneira usual que lojas virtuais utilizam para aumentar as vendas.

Para não cair nessa armadilha, o ideal é se concentrar no produto que você deseja e não comprar por impulso.

Dica: tenha uma lista e defina um orçamento

Agora que você já conhece as principais armadilhas e como fugir delas, queremos dar uma dica extra pensando especialmente no seu bolso.

Como as tentações nessa época podem ser muitas, faça uma lista com o que você deseja comprar. No entanto, na hora de relacionar os produtos de desejo, seja honesto e veja com cuidado se você realmente precisa de determinado item ou se pode esperar para comprar mais para frente.

Tenha também um orçamento para as compras, pois isso evitará que você gaste mais do que pode. Para isso, analise o seu orçamento pessoal. Caso você ainda não tenha um, veja aqui dicas de como montá-lo.

E aí, pronto para aproveitar a Black Friday? Para mais conteúdos como esse, faça um tour nesta seção!