ADESÃO ADESÃO
Clique aqui para conhecer as vantagens e os detalhes da parceria com a SB e fazer a sua adesão on-line. O processo é simples e rápido.

Dicas para começar a poupar e construir seu futuro

Ao ler o título, você pode se perguntar: “minhas despesas mensais não param de aumentar e o orçamento está apertado. Será que é mesmo possível poupar?”. Para responder a essa pergunta, temos uma outra: como você se vê daqui a 10, 15, 30 ou 50 anos?

Dia 31 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Poupança. Dentre outras coisas, a data nos convida a refletir sobre nossas finanças e a importância de planejar o futuro, mesmo quando o cenário financeiro parece desafiador. Afinal, começar a poupar hoje, por menor que seja o valor, pode transformar significativamente a sua segurança financeira no longo prazo.

A seguir, veja algumas dicas práticas para dar os primeiros passos e começar a poupar o quanto antes!

Como virar um poupador?

Um poupador é aquela pessoa que guarda uma quantia por mês com regularidade e consistência, sem prejudicar o orçamento. Isso significa que, “faça chuva ou faça sol”, mensalmente o indivíduo investe um valor pensando no futuro.

Para se tornar um poupador, é preciso desenvolver bons hábitos financeiros para que o objetivo seja cumprido, independentemente das circunstâncias. Veja algumas etapas importantes para começar:

1 – Mude a mentalidade

O primeiro passo é enxergar o ato de poupar como uma prioridade, e não como algo secundário. Em outras palavras, é preciso acabar com a ideia de que poupar depende das sobras do orçamento.

Pelo contrário, poupar para investir deve ser visto como uma parte fixa dos seus gastos mensais. Assim que você receber o seu salário, do mesmo modo que pagar suas contas, deve também destinar um valor pensando no seu futuro.

2 – Tenha um objetivo

Qual será o motivo para poupar? Por exemplo, você deseja montar o fundo de emergência, sair do aluguel, fazer uma viagem com a família, trocar de carro ou manter o padrão de vida na aposentadoria? Definir um objetivo torna o processo mais motivador, além de ajudar a manter o foco.

3 – Defina um valor realista

Não importa a quantia, o que vale é começar. Tenha em mente que é melhor poupar R$ 50 por mês, por exemplo, e manter a regularidade, do que iniciar com uma quantia mais alta, mas não conseguir ser consistente.

Para definir o valor, é essencial fazer uma análise detalhada do seu orçamento. Revise suas receitas e despesas, identifique áreas onde pode cortar custos e determine uma quantia que não comprometa suas necessidades básicas. O objetivo é garantir que esse valor seja viável todos os meses, mesmo em períodos de imprevistos.

Caso você ainda não tenha um orçamento, veja aqui como montá-lo.

Atenção: caso você esteja endividado, o seu foco deve ser quitar as dívidas. Neste conteúdo damos 5 dicas para sair do vermelho.

4 – Reveja seus hábitos

Avalie se suas compras são realmente necessárias ou se são impulsivas. Verifique também para onde seu dinheiro está indo todos os meses e identifique oportunidades de economizar.

Por exemplo, será que você está pagando por serviços que não usa ou comprando produtos que poderiam ser evitados? E quanto ao delivery? Não consegue diminuir esse gasto? Identificar esses hábitos pode liberar uma quantia maior para poupar ou, se for o caso, ajudar a quitar dívidas e melhorar sua saúde financeira.

5 – Invista!

Poupar pensando no futuro vai além de simplesmente guardar dinheiro. É preciso investir para que seu patrimônio cresça ao longo do tempo. A boa notícia é que existem opções de investimento acessíveis para todos os bolsos, inclusive para quem está começando com valores menores.

Se seu objetivo é formar uma reserva financeira para complementar sua renda no pós-carreira, uma excelente opção é investir com a São Bernardo. Com essa parceria, você aproveita diversas vantagens e pode conquistar muito mais no longo prazo.

Para quem tem objetivos de curto ou médio prazo, há alternativas de investimento no mercado, converse com o seu gerente de conta para compreender bem seu momento e escolher a que melhor se encaixa no seu perfil e prazo de investimento.

A dica que damos é: antes de investir, entenda os riscos, os retornos e o prazo de cada produto financeiro. Além disso, saber o prazo é fundamental para garantir que você não perca dinheiro ao resgatar o valor investido antes da hora.

Preparado para começar a poupar para o futuro?

Continue nesta seção, De Olho no Futuro, e acesse mais conteúdo como esse.