Menu Fique por Dentro
5 dicas financeiras para os jovens
Administrar o dinheiro não é uma tarefa simples, independentemente da idade. Mas, para os jovens, esse desafio pode ser ainda maior, uma vez que estão apenas começando a lidar com suas próprias questões financeiras. No entanto, quanto mais cedo adquirirem conhecimento sobre essa gestão, mais sólida será a base financeira no futuro, aumentando as possibilidades de alcançar seus objetivos.
Cuidar do dinheiro de maneira inteligente não é brincadeira, mas também está longe de ser algo impossível. Se você precisa de ajuda para começar a tomar decisões financeiras com sabedoria, ou se você precisa ajudar algum jovem da sua família a dar esse primeiro passo, este artigo será bem útil nessa tarefa.
Confira as cinco dicas financeiras que selecionamentos:
1 – Registre tudo
A regra de ouro da gestão financeira pessoal é: saiba para onde o seu dinheiro está indo. Para isso, registre todas as compras e gastos diariamente. Isso vale para tudo, desde um cafezinho na padaria até a compra de um celular ou o pagamento da academia.
Os registros podem ser feitos em uma planilha, no celular, em um papel ou da maneira que você achar melhor. Como é fundamental não deixar nada de fora, escolha a ferramenta que fica mais fácil para você.
Faça isso durante um mês e, em seguida, categorize as despesas. Por exemplo:
- Moradia, se você já mora sozinho ou se contribuí nas despesas da casa: aluguel, condomínio, água, luz etc.
- Transporte: ônibus, gasolina, estacionamento.
- Alimentação: compras na padaria, no supermercado, fast food etc.
- Lazer: cinema, restaurante, bar, shopping, viagens etc.
- Saúde: academia, medicamentos, plano de saúde, despesas odontológicas etc.
- Educação: faculdade, curso de idiomas etc.
- Vestuário: roupas, calçados.
Este é apenas um exemplo de categorias que você pode utilizar. O ideal é adaptá-las para as suas necessidades e criar aquelas que fazem sentido para o seu estilo de vida.
2 – Crie um orçamento
Com as despesas categorizadas, é o momento de criar a fundação para a gestão financeira pessoal. Em outras palavras, é hora do orçamento, considerada a melhor ferramenta para o controle do dinheiro.
Graças a ele é possível:
- Visualizar tudo o que entra e sai da sua conta.
- Comparar as despesas com sua renda.
- Identificar áreas onde é possível reduzir ou até mesmo eliminar gastos.
- Entender se você está vivendo de acordo com o seu bolso, isto é, não está gastando mais dinheiro do que ganha.
Em um artigo específico explicamos como criar um orçamento. Acesse para obter mais informações!
3 – Tenha o hábito de poupar
Comece o mais cedo possível a economizar o dinheiro. Para isso, após analisar o orçamento, verifique o quanto você poderá separar por mês para iniciar a criação de um fundo de emergência e investir no seu futuro financeiro.
O valor a ser guardado varia de acordo com suas possibilidades. Tenha em mente que qualquer quantia importa, pois à medida que a situação financeira for melhorando, você pode aumentar o valor que será poupado. Lembre-se de que o ideal é começar!
4 – Fuja das dívidas desnecessárias
Dívidas são como uma bola de neve. Elas começam pequenas, mas em pouco tempo tomam um tamanho maior e é muito difícil obter o controle novamente.
O orçamento é essencial para que você entenda o quanto de dinheiro tem para gastar e, desse modo, evitar cair em dívidas. Atenha-se a ele e seja cuidadoso com o que você gasta. O cuidado especial vai para o cartão de crédito, considerado o inimigo número 1 da boa saúde financeira.
Sempre pague a fatura mensalmente e, para evitar que ela seja mais alta do que você pode bancar, estabeleça um limite para o uso do cartão.
Hoje em dia, os próprios aplicativos dos bancos e instituições financeiras dão ao usuário a liberdade de ajustar os limites. Aproveite essa facilidade e faça um ajuste que se enquadre à sua realidade.
5 - Invista em conhecimento financeiro
Investir no conhecimento financeiro é um dos melhores presentes que você pode dar ao seu futuro. Com isso em mente, acompanhe blogs e canais de finanças para conhecer as melhores práticas e entender sobre investimentos, maneiras de economizar dinheiro, erros a evitar, entre outros temas.
Outra maneira de adquirir e melhorar o conhecimento financeiro é aproveitando os conteúdos gratuitos que publicamos por aqui.
Fique de olho nessa seção do nosso site, e tenha mais dicas de como cuidar do seu dinheiro e ter um futuro financeiro saudável!
Até mais!