ADESÃO ADESÃO
Clique aqui para conhecer as vantagens e os detalhes da parceria com a SB e fazer a sua adesão on-line. O processo é simples e rápido.

6 dicas para ensinar as crianças a lidarem com o dinheiro

A grande maioria de nós, adultos, não teve educação financeira na infância. Hoje em dia, essa visão mudou e muitos pais e mães entendem que é importante para seus filhos aprenderem a lidar com o dinheiro desde cedo.

Mas, como fazer as crianças se interessarem por um tema que parece ser coisa de adulto?

A resposta é: fazendo isso do jeito mais natural possível e aliando diversão. A seguir, compartilhamos algumas dicas para ajudar você na tarefa.

1 – Dê o exemplo

Já ouviu falar que “o exemplo vem de cima”? Pois é, as crianças espelham-se nos adultos que estão ao seu redor e costumam imitar certos comportamentos.

Isso significa que, se você é o tipo de pessoa que gosta de gastar, muito provavelmente a criança associará que é possível comprar o que deseja com o dinheiro. Ou, se os pais discutem constantemente sobre problemas financeiros, os filhos associarão o dinheiro como algo ruim.

Claro que isso nem sempre é assim, mas o fato é que de nada adianta falar para a criança que é preciso economizar, se na prática não é isso que os adultos ao redor dela fazem.

2 – Mostre que o dinheiro não é infinito

Algo muito normal para crianças menores é a falta de noção de finitude quando o assunto é dinheiro. Por exemplo, elas olham para o cartão de crédito e não imaginam que existe uma fatura que precisa ser paga.

Uma maneira de ensinar sobre o limite do dinheiro é montar uma lojinha com os brinquedos delas (uma alternativa é imprimir imagens de brinquedos da internet ou fazer recortes em revistas). Em seguida, dê às crianças notas de dinheiro de mentirinha.

Você pode ainda fazer uma etiqueta com o preço de cada produto e pedir para a criança escolher o que deseja. Chegará um momento em que ela terá que fazer escolhas e, assim, entenderá que é preciso ser inteligente na hora de gastar.

Outra opção são os jogos de tabuleiros que ensinam a criança a ganhar e gastar o seu “dinheiro de brincadeira” para obter a vitória no jogo.

3 – Dê mesada ou semanada

Outra dica para ensinar as crianças a lidarem com o dinheiro é dar a elas dinheiro de verdade, como mesada (uma vez por mês) ou semanada (a cada semana). Assim, elas aprenderão a gerenciar as próprias finanças.

Para ajudar ainda mais, tire um tempo e converse com os pequenos sobre o que eles desejam fazer com a mesada/semanada. Se a criança quer comprar algo mais caro, você pode mostrar que se ela economizar uma determinada quantia por mês/semana, poderá ter o que deseja.

4 – Ensine o valor dos objetos

A fim de lidar bem com o dinheiro, a criança precisa crescer com o entendimento de que tudo deve ser respeitado: alimentos, brinquedos, dinheiro, roupas, eletrodomésticos etc.

Por exemplo, a criança que pediu um sorvete e dois minutos depois não quer mais comer, precisa entender que isso não é o certo. Então, ensine aos pequenos que não importa se algo custou caro ou barato, tudo tem um valor.

Essa é uma ótima dica também para educá-los sobre a importância de cuidarem do que possuem.

5 – Defina limites

Esta dica tem a ver com a segunda, pois para aprender sobre a finitude do dinheiro, as crianças precisam entender que tudo tem um limite.

Pais que não sabem dizer “não” para seus filhos quando vão ao supermercado, a uma loja de brinquedo, ao cinema, entre outros locais, dão a ideia de que eles podem comprar o que quiserem, quando quiserem.

Se crescerem com essa ideia, existe o risco de que essas crianças se tornem adultos endividados – e não queremos isso para elas, certo?

6 – Mostre a diferença entre necessidade e desejo

Para isso, compare exemplos de bens que os pequenos precisam todos os dias, como alimentos e roupas, com os itens, guloseimas ou brinquedos que eles podem querer, mas não precisam.

Essa é uma ótima maneira de falar sobre a necessidade de moderar nos gastos. Além disso, é uma oportunidade para explicar a importância de economizar e poupar para conseguir comprar o que deseja no futuro.

Gostou dessas dicas? Acesse o nosso site, na seção Educação, De Olho no Futuro, e tenha mais conteúdos como esse!